4. Notebooks e netbooks
É verdade que os notebooks não foram inventados na década em questão, mas foi nestes últimos anos que começou a ser possível encontrar os computadores portáteis por preços acessíveis. Um notebook que já chegou a custar 8 vezes o valor de um computador de mesa, hoje não chega a custar o dobro com marcas como Acer, Positivo e CCE.
Muito parecidos com os notebooks são seus irmãos mais modestos, os netbooks. Com tamanhos que ficam perto das 10 polegadas, os netbooks são ainda mais portáteis e muito indicados para quem passa muito tempo fora de casa ou do escritório, visto que possuem autonomia para muitas horas de uso.
3. Transmissão de dados por redes sem fio
A internet sem fio é muito importante para o último item. Não fosse por ela, dificilmente os usuários encontrariam tantas funcionalidades disponíveis em seus computadores para que os levassem para fora de casa. E não são apenas os computadores que desfrutam das maravilhas da mobilidade.
Não fosse a transmissão de dados sem fio, muitos aparelhos deixariam de ser tão úteis. Smartphones perderiam milhares de funcionalidades, video games portáteis não poderiam mais ser utilizados para partidas em rede, alem de e-readers, tablets e players portáteis também não poderiam mais ser utilizados para acesso à internet.
Também é necessário lembrar que os conceitos de internet sem fio foram utilizados também pelos desenvolvedores das tecnologias 3G, que levaram a internet para locais ainda mais distantes. Sem a necessidade de um hot-spot, a internet 3G é utilizada para acesso pessoal e permite que usuários conectem-se onde estiverem (a qualidade do sinal é variável).
Outros nomes de tecnologias para transferência wireless também merecem ser lembrados. O Bluetooth surgiu como recurso de celulares e hoje é empregado em muitos computadores e aparelhos; o infravermelho já não é tão utilizado, mas garantia muita diversão na época dos primeiros Gameboys coloridos; existe ainda o TransferJet que está para se consolidar no mercado.
2. Internet banda larga
O que você faz na internet? Joga? Baixa vídeos e músicas? Assiste a filmes em streaming? Pois todas estas opções só foram disponibilizadas para você porque a internet banda larga surgiu. Sabemos que nem todos os usuários possuem conexão rápida em seus computadores, mas foi esta conexão que permitiu que os grandes serviços fossem criados e crescessem tanto.
Grande parte dos softwares que você usa em seu computador também só está no atual nível de desenvolvimento porque a banda larga permitiu. Exemplos não faltam: o Windows Live Messenger só possui tantos recursos gráficos porque é possível baixar seus mais de 100 MB rapidamente.
Outro exemplo: jogos multiplayer são muito grandes e exigem conexões rápidas para baixá-los. As partidas também exigem conexões de banda larga, pois somente assim os games são rodados sem travamentos. Em suma, há uma infinidade de softwares que só chegaram até onde estão hoje, porque a banda larga permitiu.
1. Motores de busca
Antes de dizer que não há motivos para colocar os motores de nesta lista, uma pergunta deve ser feita para você mesmo: “eu uso o Google com que frequência?”. É muito provável que você utilize o serviço pelo menos duas ou três vezes por dia. A grande maioria dos usuários de internet faz pesquisas o tempo todo.
Seja para encontrar um site ou um programa, o Google é a grande fonte de resultados. Em julho de 2000, o site atingiu a marca de 1 bilhão de páginas indexadas (hoje este número já passa da marca de 1 trilhão). Com indexações quase instantâneas, grande parte das páginas pode ser encontrada no motor de busca, minutos após a publicação.
Com este incrível número de páginas registradas nos servidores, dificilmente você poderá buscar por algo (que exista) e não encontrará nos resultados do Google. Em um resumo rápido, o Google revolucionou a década porque tornou possível o encontro de tudo o que há na internet em poucos segundos.
E o futuro...
Provavelmente você sentiu falta de algumas tecnologias muito interessantes que existem e não foram citadas no artigo. Algumas delas ainda não estão popularizadas, por isso ainda não podem ser consideradas como revolucionárias. É o caso do touchscreen em computadores, que apesar de já existir, ainda não é utilizado pela maioria e quem utiliza não garante ter bons resultados.
Os tablets também entram nesta lista. Apesar de os iPads e Galaxy Tabs já estarem no mercado, conquistando fãs por onde passam, os preços ainda não são acessíveis e muitos usuários não conseguem encontrar razões para substituir os notebooks por slates. Mas quem sabe eles não entrem na lista do Baixaki como as tecnologias que mudaram a década que vai de 2010 a 2019.
Outra tecnologia que merece um pouco mais de atenção é aplicada a video games: os sensores de movimentos. O Wii já faz isso há algum tempo, mas somente agora as outras empresas estão aperfeiçoando estes mecanismos. A Sony com o PSMove e a Microsoft com o Kinect devem melhorar a jogabilidade e garantir muito mais diversão nos próximos anos.
.....
Esta foi a seleção das tecnologias que mais revolucionaram o mundo nos últimos dez anos. O Baixaki espera que todos tenham gostado das escolhas, mas se você acha que ficou faltando algo na lista, deixe um comentário para contar a todos quais são as suas favoritas do período de 2000 a 2009.